Fraudes Virtuais – Especialistas do Grupo Help de Inteligência separaram 06 dicas para você, nosso seguidor, não cair nessa roubada.
Boletos bancários falsos e links que direcionam para sites de compras com ofertas milagrosas são as formas mais utilizadas pelos criminosos.
O meio digital já abriga enorme volume de operações financeiras e aos poucos o cidadão começa a ficar mais confiante nas transações realizadas pela internet, um mercado novo e muito lucrativo para os fraudadores os quais já se atentaram aos detalhes do novo setor e, dia após dia, por meio de engenharia social, conseguem aplicar golpes em milhares de pessoas.
Mesmo diante desse quadro alarmante, não se desespere e nem deixe de realizar compras on-line, basta seguir nossas dicas, adotar alguns procedimentos de segurança e ter um pouco mais de cautela que tudo vai correr bem. Sendo assim, vamos lá:
Dica nº 1 – Antes de efetuar o pagamento de um boleto bancário, confirme o nome do banco e o beneficiário. Caso seja divergente de quem você está comprando ou pagando uma fatura de cartão de crédito — por exemplo —, entre em contato com a instituição e confirme o número do código de barras.
Dica nº 2 – Não clique em links que chegam repentinamente em sua caixa de e-mail, normalmente alertando sobre algum problema em sua conta bancária sem que antes você mesmo ligue para o seu banco e confirme a operação. Normalmente esses links não são da instituição e tem por objetivo te direcionar para um outro site e coletar seus dados para futuramente aplicar o golpe.
Dica nº 3 – Jamais passe nenhum código de segurança recebido por SMS para ninguém que entre em contato com você.
Dica nº 4 – Desconfie sempre de ofertas milagrosas e ganhos absurdos. Confira sempre o domínio do site, caso seja alguma promoção ou coisa do tipo. Links patrocinados e anúncios também são explorados por fraudadores, por isso sempre verifique se o perfil é o oficial e a conta é verificada.
Dica nº 5 – Não deposite nenhum valor na conta de pessoas que você não conhece para garantir a compra ou firmar algum compromisso futuro. Estelionatários estão fazendo anúncios falsos, com ofertas imperdíveis e pedindo pequenas quantias antecipadas para garantir a concretização do negócio. Comumente as ofertas ficam disponíveis aos finais de semana e para não perder o “excelente negócio” os futuros compradores depositam pequenas importâncias, como R$ 100,00 ou R$ 50,00, para garantir a negociação. Em seguida, no próximo dia útil, após o valor ser compensado, o fraudador bloqueia seu número no whatsapp e você nunca mais falará com ele.
Dica nº 6 – Nunca faça transações financeiras por meio de redes wi-fi desconhecidas. Ademais, baixe aplicativos somente em lojas oficiais.