Engenharia Social

Você conhece esse termo? Se ainda não conhece ou não sabe do que se trata, leia com atenção o texto abaixo e redobre os cuidados com ligações, mensagens, e-mails e coisas do tipo.

O termo engenharia social faz referência a técnica de se manipular pessoas com o objetivo de extrair informações capazes de trazer algum benefício para o golpista. Basicamente, poderíamos dizer que se trata da arte de enganar pessoas.

Talvez você não perceba, mas a todo instante seus dados são expostos, seja um extrato bancário jogado no lixo, ou até mesmo uma senha digitada na frente de outra pessoa. O problema é quando tais informações vão parar nas mãos de pessoas mal-intencionadas.

Já de posse de alguns dados, o engenheiro social busca mais detalhes da vítima e prepara o ataque que pode variar de acordo com o criminoso.

O exemplo clássico do uso de engenharia social é quando clonam o aplicativo whatsapp da vítima, com o intuito de pedir dinheiro aos amigos e familiares, por meio pedidos de transferências bancárias. Na verdade, a vítima foi pega de alguma forma e obedeceu aos comandos do fraudador, possibilitando a clonagem do app.

Outro caso muito comum é o engenheiro social se passar por funcionário de um banco e, por ligação, confirmar alguns dados do cliente e posteriormente pedir para a vítima digitar a senha do seu internet banking ou coisa do tipo, sempre com o objetivo de atualizar os dados cadastrais, mas na verdade a vítima estará fornecendo a informação para um criminoso que certamente aplicará um golpe nela.

E não é só no mundo virtual que os engenheiros sociais atuam, muitos deles podem estar do seu lado e você nem perceber. Passar-se por um funcionário para roubar joias em apartamentos, ou saber como funciona o sistema de segurança da portaria de uma empresa apenas conversando com o zelador também são práticas de engenharia social.

Isto posto, indicamos atenção redobrada quando o assunto é fornecer informação para outra pessoa, site, loja física ou coisa do tipo. Pode parecer neurótico, mas todo cuidado é pouco. Além do mais, com o crescimento da tecnologia, tais práticas vêm crescendo e ganhando mais espaço na sociedade.